Acidentes entre os catadores

Os coletores de lixo vêem-se obrigados, diariamente, a ter que lidar com uma realidade horrivel, sem receberem salários condignos, socialmente equitativos, até mesmo quando comparados aos de outras categorias pertencentes ao setor terciário, no qual se inserem. Não existem, portanto, condições em que qualquer negociação social de prestígio profissional pudesse superar ambas as fontes de mal-estar psíquico em relação à vida e identidade profissional dos lixeiros.

A grande maioria desses coletores está sujeita a acidentes no seu local de trabalho, nem sempre há um cuidado da parte desses trabalhadores, e, além de tudo, a população não se sujeita a certas preocupações.

O acondicionamento inadequado do lixo, devido à presença de objetos perfurocortantes e ao peso dos recipientes que os contêm, é, na maioria das vezes, o responsável por acidentes resultando em cortes, ferimentos e problemas da coluna vertebral. As causas inerentes ao veículo coletor (queda do estribo, batida do corpo contra o veículo coletor, ganchos de suspensão da caçamba de lixo, prensagem na porta e no compactador de lixo) resultam, principalmente, em fraturas.

Causas de acidentes frequentes entre catadores de resíduo sólido:
- Coleta de objetos cortantes;
- Esforço excessivo;
- Objeto Perfurante;
- Queda do estribo do veículo coletor;
- Batida de corpo contra o veículo coletor;
- Gancho de suspensão da caçamba do veículo coletor;
- Prensagem na porta do veículo coletor;
- Transito ou  via pública;
- Corpo estranho nos olhos;
- Ataque por seres vivos;
- Contato com eletricidade;




Nenhum comentário:

Postar um comentário